Aqui você fica atualizado com as notícias do Brasil e do Mundo, notícias esportivas, entre outras, entre e fique sabendo do mundo aonde você mora. NOTICIAS É AQUI.

  • Righteous Kill

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque sed felis. Aliquam sit amet felis. Mauris semper, velit semper laoreet dictum, quam diam dictum urna, nec placerat elit nisl in quam. Etiam augue pede, molestie eget, rhoncus at, convallis ut, eros. Aliquam pharetra. Nulla in tellus eget odio sagittis blandit. Maecenas at nisl. Nullam lorem mi, eleifend a, fringilla vel, semper at, ligula. Mauris eu wisi. Ut ante dui, aliquet nec, congue non, accumsan sit amet, lectus. Mauris et mauris. Duis sed massa id mauris pretium venenatis. Suspendisse cursus velit vel ligula. Mauris elit. Donec neque. Phasellus nec sapien quis ...

    read-more
  • Quisque sed felis

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque sed felis. Aliquam sit amet felis. Mauris semper, velit semper laoreet dictum, quam diam dictum urna, nec placerat elit nisl in quam. Etiam augue pede, molestie eget, rhoncus at, convallis ut, eros. Aliquam pharetra. Nulla in tellus eget odio sagittis blandit. Maecenas at nisl. Nullam lorem mi, eleifend a, fringilla vel, semper at, ligula. Mauris eu wisi. Ut ante dui, aliquet nec, congue non, accumsan sit amet, lectus.Mauris et mauris. Duis sed massa id mauris pretium venenatis. Suspendisse cursus velit vel ligula. [caption id="attachment_111" align="alignright" width="300" caption="Image with caption"][/caption] Mauris elit. Donec neque. ...

    read-more
  • Etiam augue pede, molestie eget.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque sed felis. Aliquam sit amet felis. Mauris semper, velit semper laoreet dictum, quam diam dictum urna, nec placerat elit nisl in quam. Etiam augue pede, molestie eget, rhoncus at, convallis ut, eros. Aliquam pharetra. Nulla in tellus eget odio sagittis blandit. Maecenas at nisl. Nullam lorem mi, eleifend a, fringilla vel, semper at, ligula. Mauris eu wisi. Ut ante dui, aliquet nec, congue non, accumsan sit amet, lectus. Mauris et mauris. Duis sed massa id mauris pretium venenatis. Suspendisse cursus velit vel ligula. Mauris elit. Donec neque. Phasellus nec sapien quis ...

    read-more
  • Hellgate is back

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque sed felis. Aliquam sit amet felis. Mauris semper, velit semper laoreet dictum, quam diam dictum urna, nec placerat elit nisl in quam. Etiam augue pede, molestie eget, rhoncus at, convallis ut, eros. Aliquam pharetra. Nulla in tellus eget odio sagittis blandit. Maecenas at nisl. Nullam lorem mi, eleifend a, fringilla vel, semper at, ligula. Mauris eu wisi. Ut ante dui, aliquet nec, congue non, accumsan sit amet, lectus. Mauris et mauris. Duis sed massa id mauris pretium venenatis. Suspendisse cursus velit vel ligula. Mauris ...

    read-more
Previous Next

Archive for 2011

Nesta terça-feira, a ONU informou que o reator 2 pode estar danificado.

Um novo incêndio atingiu nesta terça-feira o reator 4 do complexo nuclear de Fukushima, um dia depois de uma explosão provocar um primeiro incêndio e danificar o teto do prédio que abriga o reator, informou a imprensa japonesa.
Mais cedo nesta terça-feira, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU, informou que a câmara de contenção primária do reator nuclear 2 do complexo pode estar danificada.
O governo japonês avisou que a crise da usina nuclear provocou escape de radiação que poderia afetar a saúde e recomendou aos moradores que vivem num raio de até 30 quilômetros de distância que fiquem em suas casas, desliguem os sistemas de ventilação e fechem as janelas.
A radiação em torno da usina aumenta desde sábado (12), quando uma falha no sistema de refrigeração forçou a liberação de vapor radioativo de forma controlada, mas os crescentes problemas nos reatores criam incertezas.
Na província de Ibaraki, ao lado de Fukushima, em um determinado momento a radiação era de 5 microsievert (msv) por hora, cem vezes mais que o habitual. Segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), uma pessoa fica em média exposta à radiação de aproximadamente 2,4 msv por ano devido a fontes naturais.
A capital Tóquio, que fica a 240 km de Fukushima, registrou uma pequena elevação nos níveis de radiação. O aumento, contudo, não é suficiente para ameaçar os 39 milhões de moradores da capital e seus arredores.
"A quantidade é extremamente pequena, e não levanta preocupações com a saúde. Isso não vai nos afetar", diz Takayuki Fujiki, funcionário do governo de Tóquio.
A Kyodo diz que o nível de radiação elevou-se a nove vezes acima do normal em Kanagawa, perto de Tóquio, mas os níveis já haviam caído na noite desta terça-feira (manhã em Brasília).
Mais perto do complexo nuclear, as ruas da cidade costeira de Soma estavam vazias, enquanto alguns moradores permanecem trancados em suas casas.
BRASILEIROS
O consulado do Brasil em Tóquio iniciou na terça-feira uma operação para retirar brasileiros que estão na região da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que liberou uma nuvem de baixa radiação após explosões provocadas pelo terremoto de sexta-feira (11), informou o Itaramaty.
Foram disponibilizados dois ônibus com capacidade para 48 pessoas cada, o que seria "mais do que suficiente" para o resgate dos brasileiros, disse o Itamaraty, que não soube informar para onde eles seriam levados.
 Wally Santana/AP 
Criança é testada para atestar exposição à radiação em Koriyama, na região de Fukushima; brasileiros são retirados
Criança é testada para atestar exposição à radiação na região de Fukushima; brasileiros são retirados

Explosões foram registradas nos edifícios que abrigam reatores da usina Fukushima Daiichi na terça-feira (horário local), após dias de esforços para resfriá-los. O acidente, causado pelo forte terremoto de magnitude 9 e tsunami de sexta-feira, é o mais grave desde o ocorrido em Tchernobil, na Ucrânia, em 1986.
O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, pediu para que moradores num raio de 30 quilômetros da instalação nuclear ficassem em suas casas para evitar o risco de contaminação.
O número de mortos na tragédia deve superar 10 mil. Não há confirmação sobre brasileiros entre os mortos e feridos mas, segundo o Itamaraty, vários deles ainda não foram localizados por familiares.
No Japão, vivem cerca de 254 mil brasileiros, mas apenas cerca de 780 residiam na área atingida pelo terremoto seguido de tsunami.

Read More

A economia será o principal assunto da primeira visita de Barack Obama ao Brasil. Na bagagem, o presidente americano deverá trazer uma nova proposta para um negócio bilionário: a venda de caças à FAB.

O discurso do presidente americano, Barack Obama, será num palco de históricas manifestações políticas no Rio: a Cinelândia. A cerimônia aberta ao público mexe com a imaginário popular.

O pronunciamento de meia hora terá tradução simultânea. Estão sendo esperadas 30 mil pessoas. O público vai acompanhar tudo nos telões. O grande esquema de segurança inclui até o fechamento do espaço aéreo.

No local do discurso, não serão permitidas pessoas com mochilas ou bolsas. A entrada do público será controlada e ruas vão ser interditadas.

Agentes americanos vistoriaram a favela Cidade de Deus, na zona oeste. Obama está interessado em conhecer uma unidade de polícia pacificadora.

Obama deve ser recepcionado por estudantes com samba, funk e axé, num campo de futebol, no meio da favela. A visita a uma região que ficou conhecida pela violência do tráfico resgata a autoestima dos moradores.

O roteiro da família Obama inclui passeios pelo Jardim Botânico e o Cristo Redentor. O único ponto de discórdia entre americanos e brasileiros foi a escolha do hotel. O preferido da comitiva fica perto das favelas do Vidigal e da Rocinha, onde estariam bandidos que fugiram do conjunto de favelas do Alemão. Mas Obama quer ir à praia, e o hotel tem uma faixa de areia privativa. Na segunda-feira pela manhã, o presidente americano segue para o Chile.

Read More

"Eu não estou agarrado ao poder. Estou agarrado, isso sim, ao cumprimento do dever", declarou o primeiro-miniLisboa - O primeiro-ministro português, José Sócrates, reafirmou esta terça-feira que está a fazer tudo o que está ao seu alcance para que Portugal recupere economicamente e evite uma intervenção externa, a qual, segundo o governante socialista, "teria custos gravíssimos para o País".

Em entrevista à SIC, José Sócrates voltou a procurar a sensibilização dos portugueses para a necessidade do pacote de medidas de austeridade anunciado sexta-feira. Desde então os partidos da oposição, incluindo o PSD, já disseram que não apoiam as medidas, ameaçando uma situação de ruptura na Assembleia da República.

"Uma crise política colocaria nas mãos das instituições externas. Essa intervenção teria custos gravíssimos para o País", comentou José Sócrates na entrevista.

O primeiro-ministro, que chegou a afirmar que "o PSD está numa situação de aproveitamento político total", disse que tudo fará "para evitar a crise política".

Durante a entrevista, o primeiro-ministro usou várias vezes a primeira pessoa para enfrentar as questões colocadas sobre as dificuldades do País. "Eu não estou agarrado ao poder. Estou agarrado, isso sim, ao cumprimento do dever. O meu dever é governar", disse. "Eu penso muito nas pessoas, naquilo por que estão a passar. O meu dever é dizer às pessoas que temos de fazer este esforço", acrescentou minutos depois.

E José Sócrates também marcou a sua posição pela negativa. "Eu não sou dos que viram a cara às dificuldades. Era o que faltava!", reagiu o primeiro-ministro. Para logo a seguir sublinhar que não deseja uma intervenção externa em Portugal. "Eu não quero passar por aquilo que estão a passar os gregos e irlandeses!", exclamou Sócrates.

As frases de José Sócrates

Read More

Um novo incêndio ocorreu nesta quarta-feira no reator 4 da central nuclear de Fukushima, um dia depois de uma explosão provocar um primeiro incêndio e danificar o teto do edifício que abriga o reator, anunciou a imprensa japonesa. No primeiro incêndio de terça, o fogo no quarto andar do edifício fez com que alguns objetos caíssem à estrutura do reator, que não se encontrava em funcionamento desde antes do terremoto de sexta-feira.
Um funcionário da companhia de eletricidade afirmou que saiu fumaça do edifício do reator 4, disse um porta-voz da Tokyo Electric Power (TEPCO). Uma série de problemas graves afetam a central de Fukushima, localizada a 250 km a nordeste de Tóquio, desde o terremoto seguido de tsunami da sexta-feira.
Cada um dos reatores 1, 2 e 3 registrou uma explosão, assim como o 4, que no momento do terremoto estava em manutenção. Essa explosão, provocada na terça-feira por hidrogênio, iniciou um primeiro incêndio que perfurou o teto do edifício desse reator.
Não estavam ativos os reatores 5 e 6 dessa mesma central, nos quais, segundo Edano, também foram detectados possíveis problemas em seu sistema de refrigeração. Na usina nuclear número 1 de Fukushima há apenas cerca 50 trabalhadores, depois de 800 funcionários terem sido evacuados.
O governo pediu a todas as pessoas que vivem em um perímetro de 30 km ao redor da usina que não saiam de suas casas, não abram as janelas e evitem ligar os aparelhos de ar-condicionado, além de ter declarado uma zona de exclusão aérea em um raio de 30 km.
Por causa da situação em Fukushima, os níveis de radiação aumentaram em amplas zonas, incluindo Tóquio, onde as autoridades indicavam que superavam cerca de 20 vezes o nível normal, embora as autoridades locais insistam que isto não implica riscos imediatos para a saúde.
Terremoto e tsunami devastam Japão
Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o
perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.
Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 3,3 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 170 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

Read More

Rio - A falta de luz no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) completou, na tarde desta terça-feira, 24 horas. Ainda não há previsão para o restabelecimento da energia. Um problema causou o rompimento de cabos de transmissão de energia elétrica.

A Light informara que o fornecimento de luz seria retomado por volta do meio-dia, mas alterou a previsão do conserto para às 15h, o que motivou a direção da UERJ a suspender as aulas. Para minimizar os transtornos, geradores foram instalados para que laboratórios sejam abastecidos e a segurança seja garantida.

Read More

O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, organismo das Nações Unidas, informou nesta terça-feira, em Viena, que o reator 2 da usina nuclear de Fukushima Naiichi pode ter sofrido danos moderados em consequência do terremoto da última sexta-feira, no Japão. Segundo Amano, os danos são estimados em 5%. Ele afirmou que a crise na central nuclear japonesa é preocupante, mas frisou que a situação é diferente do acidente de Chernobyl (Ucrânia), em 1986, o maior desastre já ocorrido numa usina nuclear.

Read More

Os japoneses sofrem pelo quarto dia seguido as consequências do terrível terremoto e do tsunami que devastaram a região noroeste do país. Milhões de pessoas estão sem água, comida, eletrecidade e gasolina.

A tragédia já resultou 1.833 mortes, segundo dados oficiais, e 2.361 desaparecidos no Japão. Cerca de 550 mil pessoas foram desalojadas depois do desastre. A situação no Japão é descrita como uma grande crise humanitária.

As rede de comunicação permanencem fora do ar em muitas áreas, impossibilitando que pessoas se comuniquem com parentes. Os supermercados e os postos de gasolina estão superlotados.

A falta de aquecimento deixa a situação cada vez pior, já que o país tem baixas temperaturas no momento. O governo descolou 100 mil soldados para ajudar na distribuição de 120 mil cobertores, 120 mil garrafas de água, toneladas de comida e 111 mil litros de gasolina.

De acordo com a Federação Internacional da Cruz Vermelha, os idosos foram os atingidos com mais severidade. O diretor de uma escola, que se tornou em um abrigo em Rikuzentakata, disse que as pessoas estão exaustas física e mentalmente.

Na última sexta-feira, um tremor com 8,9 pontos na escala Richter arrasou a região noroeste japonesa. Logo em seguida um tsunami devastou a costa das cidades da região.

Read More

A deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) admitiu em nota, nesta segunda-feira, ter recebido, em 2006, dinheiro do então secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal, Durval Barbosa. Segundo o documento, a deputada admite que esteve "algumas vezes" no escritório de Barbosa, a pedido dele, para "receber recursos financeiros para a campanha distrital, que não foram devidamente contabilizados na prestação de contas da campanha".
 
Jaqueline Roriz também pediu licença médica de suas funções como parlamentar por cinco dias e deve ficar longe da Câmara dos Deputados até a semana que vem. Na nota, a parlamentar também afirmou que está aguardando resposta do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre seu pedido para tomar conhecimento do teor completo do vídeo em que ela aparece recebendo dinheiro de Barbosa.

Num vídeo divulgado recentemente, a parlamentar aparece ao lado do marido, Manoel Neto, recebendo um pacote de dinheiro das mãos de Durval Barbosa, responsável pela queda do ex-governador do DF, José Roberto Arruda, durante o chamado "mensalão do DEM", em 2010. Os deputados federais eleitos pelo DF defenderam, em reunião hoje, que as denúncias contra Jaqueline Roriz sejam "rigorosamente investigadas".
 
Segundo o deputado Reguffe (PDT), a bancada do DF não tem autoridade para pedir a investigação, mas defende a abertura de um processo para apurar as denúncias. "Também defendemos que todos os vídeos de mesmo teor que estejam em poder da Justiça tornem-se de conhecimento público, desde que não atrapalhem o andamento das investigações. O importante é que, havendo ilicitude a qualquer momento, Jaqueline não pode ficar", disse ele.
Além de Reguffe, estavam presentes os deputados Erika Kokay (PT), Izalci Lucas (PSDB), Augusto Carvalho (PPS), Ricardo Quirino (PRB) e Policarpo (PT).

Read More


BRASÍLIA – O governo do Japão pediu ajuda aos Estados Unidos para resfriar os reatores da usina nuclear de Fukushima, atingidos pelo terremoto e o tsunami da última sexta-feira (11). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (14) pela Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos (NRC), que recebeu o pedido.

“A NRC considera a possibilidade de resposta ao pedido, que passa por ajuda técnica”, diz comunicado divulgado pela comissão.

O Japão também solicitou à Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) o envio de uma equipe de peritos para tentar controlar o aquecimento dos reatores nucleares.

Na tarde de hoje, funcionários da Tokyo Electric Power informaram que as barras de combustível do reator 2 da usina de Fukushima estão expostas depois de uma baixa considerável no nível de água, usada para resfriar o reator, segundo a emissora pública de notícias do Japão, NHK. Para evitar um superaquecimento ou uma explosão, as equipes da companhia passaram a injetar água do mar.



Read More


Militares do Conselho de Cooperação do Golfo entraram no Bahrein com o objectivo de serenar os ânimos depois de um mês de tensões no país.
As tensões políticas que assolam o mundo árabe continuam acesas. Os episódios de revoltas populares para deporem regimes continuam. Na Tunísia e no Egipto regimes de décadas caíram e conduziram a novos governos.

Desde 14 de Fevereiro que a maioria xiita tem estado a protestar contra a família real do país que é de etnia sunita. Os manifestantes pedem eleições livres e uma mudança no rumo político do país, segundo a Bloomberg. No Bahrein, 70% da população é xiita e acusa o governo de discriminação na concessão de emprego e na atribuição de casas, segundo a agência de informação norte-americana.

Esta noite, tropas do conselho de cooperação do Golfo, que incluiu soldados da Arábia Saudita, entraram no Bahrein como o objectivo de serenar a tensão política, segundo mesma fonte.

Ontem o país, de acordo a euronews, viveu um dos momentos mais violentos desde o início dos protestos, tendo as autoridades policiais lançado gás lacrimogéneo sobre os manifestantes que tentavam bloquear uma das principais estradas do país. Esta foi a primeira vez que a polícia actuou contra os manifestantes.

Segundo Jamal Fakro citado pela Bloomberg, o contingente de forças militares está no país para proteger “instalações vitais no Bahrein e manter a estabilidade e segurança”


Read More

Ataque suicida em centro de recrutamento de Kunduz deixa ao menos 36 mortos e mais de 40 feridos.

Um ataque suicida contra um centro de recrutamento do Exército no norte do Afeganistão deixou ao menos 36 mortos nesta segunda-feira, no terceiro grande atentado na região em menos de um mês, informou o vice-governador da província de Kunduz.

O porta-voz do Taleban, Zabihullah Mujahid, assumiu a responsabilidade pelo ataque em nome do grupo militante. O atentado deixou mais de 40 feridos, segundo as autoridades.


De acordo com o vice-governador de Kunduz, Hamdullah Danishi, o homem-bomba detonou os explosivos em local próximo a um grupo de voluntários que se apresentava a um centro de recrutamento do Exército. O mesmo centro foi alvo de um ataque em dezembro, que matou oito soldados e policiais. O Taleban também assumiu a responsabilidade por este atentado.

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, condenou o ataque desta segunda-feira e expressou suas condolências aos sobreviventes.

Na semana passada, o chefe de polícia de Kunduz foi morto em um ataque suicida enquanto patrulhava a cidade. No final de fevereiro, outro homem-bomba matou ao menos 30 pessoas em um prédio do governo.
 

Read More


As forças armadas da Líbia anunciaram, nesta segunda-feira, que os soldados que se uniram à rebelião contra o ditador Muammar Gadafi serão "perdoados" caso decidam se entregar.

Ainda na manhã desta segunda-feira, quatro obuses caíram a seis quilômetros ao oeste de Ajdabiya, novo território que as forças leais do ditador líbio tentam reconquistar na missão de retomar a região leste da Líbia. Não há informações de vítimas.

As peças de artilharia caíram nas imediações de um cruzamento na saída oeste da cidade, segundo os insurgentes que controlam a cidade situada 160 km ao sul do reduto rebelde de Benghazi. O ataque provocou duas crateras de quatro metros de diâmetro.

Na manhã desta segunda-feira, a estrada que liga Ajdabiya a Benghazi estava tomada de pessoas que fugiam no sentido leste. A região também sofre com uma tempestade de areia.

A Líbia já enfrenta o 28º dia de manifestações, e a cidade de Ajdabiya pode ser atacada em breve, depois que as tropas governamentais reconquistaram várias cidades que estavam sob controle dos rebeldes, entre elas Brega, a 80 km ao oeste de Ajdabiya.


Read More


Tóquio, 14 mar (EFE).- O Banco do Japão (BOJ, banco central japonês) anunciou nesta segunda-feira uma injeção recorde de 132 bilhões de euros para amenizar o impacto econômico do terremoto que devastou grande parte do país, fez a Bolsa de Tóquio despencar e paralisou parte da atividade industrial do arquipélago.


O índice Nikkei caiu 6,18% em seu primeiro pregão após o forte tremor e o tsunami que se seguiu a ele na última sexta-feira, além das explosões ocorridas na usina nuclear de Fukushima.

As catástrofes provocaram cortes no fornecimento de energia elétrica, nos serviços de comunicações e paralisaram a produção em algumas das principais fábricas de produtos de alta tecnologia do país. Com isso, o Nikkei chegou a seu nível mais baixo em quatro meses.


O BOJ se viu obrigado então a pôr em circulação um número recorde de títulos em um mesmo pregão, manteve as taxas de juros virtualmente em zero (de 0 a 0,1%) e ampliou em 5 trilhões de ienes (43,730 bilhões de euros) seu fundo de compra de ativos.

A injeção de liquidez de emergência chegou a 15 trilhões de ienes (131,859 bilhões de euros) até bater sua anterior marca de 4,5 trilhões de ienes (39,557 bilhões de euros, no câmbio atual) de outubro de 2008.


O governador do BOJ, Masaaki Shirakawa, considerou que o sistema financeiro japonês "sobreviveu ao impacto do devastador terremoto de sexta-feira", mas reiterou que, no atual cenário, "a incerteza é alta".

Muitas das grandes companhias do Japão reduziram ou inclusive interromperam a atividade em suas fábricas, em parte pelo apelo do governo em prol da redução de consumo de energia elétrica após os problemas em algumas usinas nucleares e os previstos blecautes.


A Toyota, maior empresa do Japão, suspendeu até a próxima quarta-feira a atividade em todas suas fábricas no país, o que reduzirá nestes três dias sua produção em 40 mil veículos. A queda nas ações da montadora nesta segunda-feira foi de 7,19%.

A Suzuki também interromperá suas atividades em todo o Japão até quarta, enquanto a Honda estendeu sua atual paralisação até o próximo domingo.


Essas empresas, que fazem parte de um setor que representa quase um quinto do PIB japonês, previam problemas no recebimento de peças por parte de seus fornecedores.

A indústria de tecnologia e eletrônica protagonizou, ao mesmo tempo, as maiores interrupções no Japão. Sony, Mitsubishi Electric e Toshiba também suspenderam hoje, em maior ou menor grau, suas atividades em algumas fábricas.


Os papeis da Tokyo Electric Power (Tepco), empresa que opera a usina nuclear de Fukushima, tiveram queda de 23,57% no mercado japonês.

O setor de seguradoras e o de combustíveis fósseis tiveram as maiores baixas no pregão de Tóquio, enquanto a única indústria que se livrou das perdas foi a da construção.


As autoridades japonesas fizeram um grande esforço para evitar uma sangria maior em sua economia e, na véspera do primeiro pregão após o grande terremoto, o ministro da Economia, Kaoru Yosano, garantiu que lutará contra os movimentos especulativos.

O porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, informou hoje que serão destinados 30,2 bilhões de ienes (264 milhões de euros) para fornecimento de comida e atendimento médico nas áreas mais afetadas pelos desastres.


A pior crise do Japão desde a Segunda Guerra Mundial, como a definiu o primeiro-ministro, Naoto Kan, pode acarretar perdas superiores a US$ 100 bilhões para o país, segundo analistas dos Estados Unidos. EFE.

Read More

Segundo policial, mortos foram encontrados em província; se informação for confirmada, nº de mortos superaria os 3,8 mil.

Uma maré de corpos apareceu na área costeira do Japão nesta segunda-feira, enquanto crematórios estão cheios e equipes de resgate ficam sem sacos para corpos e o país enfrenta a dura realidade de uma crise humanitária, econômica e nuclear depois de um terremoto seguido de tsunami na sexta-feira.

Milhões enfrentam uma quarta noite sem água, alimentos ou aquecimento em temperaturas quase congelantes no devastado nordeste do país. Enquanto isso, um terceiro reator na usina nuclear de Fukushima perdeu sua capacidade de resfriamento, aumentando os temores de um derretimento.
 

Read More

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (13) na internet a lista dos pré-selecionados em segunda chamada para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Esta é a segunda etapa de inscrições para distribuição das 123 mil bolsas oferecidas para o primeiro semestre de 2011.
Os aprovados devem comparecer até 17 de março nas instituições de ensino para onde foram selecionados, a fim de comprovar as informações prestadas no processo de inscrição. A lista dos documentos que devem ser apresentados também está disponível na página do ProUni na internet. Para receber uma bolsa do ProUni, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingindo o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas, e não ter nota zero em redação.
As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais, que custeiam 50% da mensalidade, são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não passe de três salários mínimos. O MEC não informa quantas vagas já foram preenchidas na primeira etapa de inscrições.
Os candidatos que não conseguiram bolsa nas duas etapas de inscrição participarão de uma lista de espera que será utilizada pelas instituições para preencher as vagas ociosas. Ela será formada por ordem de classificação em cada curso e turno e estará disponível pela consulta pelos estabelecimentos de ensino a partir do dia 21. Caberá às instituições convocar os classificados para comprovação dos documentos.

Read More

Agência japonesa ainda não precisou a quantidade exata de radiação liberada. Usinas de Tokai e Onagawa também tiveram problemas.

A Agência de Segurança Nuclear japonesa afirmou, neste domingo, que os níveis de radiação complexo da usina de Fukishima voltaram a atingir níveis de radiação acima do permitido, após o terremoto e tsunami que atingiu o Japão. Porém, ainda não foi divulgado a que níveis a radiação chegou e não se sabe se ela suficiente para causas danos à saúde.
Em um centro improvisado em um ginásio, centenas de pessoas - na maioria idosos, crianças e famílias com bebês - são recebidos por funcionários usando capacetes, máscaras cirúrgicas e óculos de proteção. Conforme as autoridades, cerca de 1.500 pessoas haviam sido examinadas no local.
Agentes carregam corpo de vítima com suspeita de ter sido exposta à radiação na cidade de Fukushima
Foto: Reuters
Agentes carregam corpo de vítima com suspeita de ter sido exposta à radiação na cidade de Fukushima

Ryo Miyake, porta-voz da agência nuclear, afirmou que até 160 pessoas, incluindo 60 pacientes idosos e a equipe médica, que estavam esperando para deixar o local podem ter sido expostos à radiação.
A possobilidade de uma crise nuclear amedontra ainda mais os japoneses, já fortemente castigados. "Primeiro eu estava preocupada com o terremoto", disse Kenji Koshiba, um trabalhador da construção civil que vive perto da fábrica. "Agora eu estou preocupado com a radiação."

Hidehiko Nishiyama, um alto funcionário da Economia, do Comércio e do Ministério da Indústria, afirmou que o núcleo do reator da Unidade 3 foi parcialmente derretido.
A crise completa - a fusão do núcleo radioativo - pode liberar urânio e gases perigosos para o ambiente, que representam riscos à saúde.
Possibilidade de explosão
Em Fukushima, o governo alertou na manhã de domingo para a possibilidade de uma nova explosão, similiar à que ocorreu no sábado. Segundo o porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, é possível que o reator da Fukushima 3 tenha sofrido fusão parcial. "Como o processo acontece dentro do reator, não podemos checar diretamente. Mas estamos tomando medidas baseados nesta hipótese", afirmou
O governo deu poucas informações sobre quais procedimentos estavam sendo tomados para tentar impedir a fusão dos reatores de Fukushima.
No momento do terremoto, a falta de energia fez com que os reatores perdessem a capacidade de resfriamento. Mesmo após o reator ser desligado, ainda é necessário dissipar o calor produzido pela atividade nuclear dentro do seu núcleo.
Até agora, sabe-se que estão sendo liberados ar e vapor com radioatividade para reduzir a pressão sobre o reator, e que operadores estão injetando água do mar nos reatores para reduzir a temperatura.
A explosão de sábado em Fukushima 1 teria acontecido por causa da liberação de ar e vapor com radioatividade, sem danificar o reator. Por precaução, milhares de moradores foram retiradas de áreas próximas. 

Read More

Engenheiros japoneses estão trabalhando para evitar um desastre nuclear na usina de Fukushima, que foi gravemente danificada durante o terremoto de sexta-feira.
Na usina, localizada na costa nordeste a 200 quilômetros de Tóquio, técnicos estão injetando água do mar nos reatores nucleares para tentar controlar a temperatura, já que o superaquecimento pode provocar explosões e acidentes.
Os responsáveis pela instalação afirmaram que o nível de radiação excedeu o limite legal durante algum tempo.
Uma explosão destruiu o teto do prédio onde está o reator no sábado e ainda havia riscos de novos problemas neste domingo.
O governo admitiu que outro acidente pode ocorrer, mas nega que isso causaria um vazamento de radiação. Duas outras usinas nucleares, Onagawa e Tokai, também registraram problemas.
Pior crise
Na manhã de deste domingo, o governo japonês afirmou que o país enfrentava seu maior desafio em 65 anos.
Embora o número oficial de mortos seja de 1.500 pessoas, a polícia estima que mais de 10 mil pessoas podem ter morrido apenas na região de Miyagi, uma das mais afetadas durante o tremor e o tsunami que devastaram a costa leste do país na sexta-feira.
Centenas de milhares de pessoas estão alojadas em abrigos em várias partes do país. Segundo o governo, algumas regiões já se deparam com a falta de água, alimentos e de combustível.
Muitos também estão sem eletricidade – 30% da energia do país vêm de usinas atômicas.
Alerta mundial
A ameaça de um grande acidente nuclear no Japão trouxe à tona preocupações em outros países a respeito da segurança desse tipo de instalação.
Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel descreveu a crise no Japão com um momento decisivo para o mundo. Segundo ela, os padrões de segurança nas usinas nucleares alemãs serão revistos.
O discurso de Merkel foi feito após um protesto, na véspera, reunir dezenas de milhares de manifestantes, que criticavam o projeto do governo de ampliar o uso dos reatores nucleares do país.
Nos Estados Unidos, o senador Joe Lieberman afirmou que Washington precisa interromper desenvolvimento de usinas nucleares, até que as lições do que ocorreu no Japão sejam aprendidas.

Read More

Irritado com diretoria, Muricy Ramalho deixa o Fluminense.

Demissão de vice Alcides Antunes, amigo de Muricy, pesou na decisão.
Rio de Janeiro, RJ, 13 (AFI) - Acabou o casamento entre Muricy Ramalho e o Fluminense. O fim da união, que garantiu ao Tricolor o título brasileiro depois de 16 anos e a consequente classificação à Copa Libertadores, foi anunciado neste domingo, logo após o empate sem gols contra o Flamengo, no Engenhão, pela Taça Rio. O treinador não concedeu entrevista coletiva, mas ficou um bom tempo no vestiário se despedindo dos jogadores. Muricy viajará neste domingo á noite a São Paulo, onde se encontrará com a família.
A saída de Muricy começou a ser especulada neste sábado, quando o Fluminense anunciou a demissão do vice-presidente de futebol Alcides Antunes, um de seus aliados. O treinador demonstrou toda a sua insatisfação com isso e com outras questões refentes ao clube, como a falta de um Centro de Treinamento com um bom gramado para treinar e o vazamento de notícias sobre os bastidores do time carioca. O momento político do clube também desgastou a relação do treinador com alguns cartolas.
O casamento entre Muricy e Fluminense teve início em maio do ano passado, quando o treinador foi contratado para substituir Cuca. Eliminado na Copa do Brasil pelo Grêmio, o treinador teve tempo para recuperar o time no Campeonato Brasileiro e conquistou o troféu pela quarta vez em sua carreira - fora tricampeão pelo São Paulo.
Em 2010, porém, nada deu certo para o Tricolor. Mesmo com contratações de peso, como Souza, Edinho e Araújo, o Fluminense foi eliminado pelo Boavista nas semifinais da Taça Guanabara. Na Libertadores, o time carioca disputou três jogos e ainda não venceu, o que pode complicar sua classificação à segunda fase. Os maus resultados também fizeram crescer dentro das Laranjeiras um ambiente hostil ao trabalho de Muricy, parecido com o que aconteceu no São Paulo, após o título brasileiro de 2006.

Episódio marcante
No Fluminense, Muricy teve a possibilidade de assumir a Seleção Brasileira em julho do ano passado, mas recusou o convite exatamente por querer cumprir seu contrato com o time carioca. Sobre a possibilidade de um dia ser demitido do Tricolor, Muricy disse que não se importava, mas precisava manter os seus princípios.

No Rio de Janeiro, Muricy dirigiu o Fluminense em 54 partidas, com 28 vitórias, 15 empates e 11 derrotas.

Futuro

Recém-saído do Fluminense, Muricy Ramalho não deve aceitar qualquer proposta - vale lembrar que ao deixar o São Paulo, em 2009, o treinador negociou com o Palmeiras por quase um mês antes de acertar. Mesmo assim, interessados não faltam. O Internacional, pela passagem vitoriosa de Muricy entre 2003 e 2005, pode procurá-lo para substituir o sempre questionado Celso Roth. Outro que poderia sondar o atual campeão brasileiro é o Santos, que demitiu recentemente Adilson Batista e vê com bons olhos o histórico de Muricy em montar equipes.
Enquanto isso, o Fluminense não sabe a quem recorrer. Abel Braga, que tem bom trânsito no clube, está preso a um contrato no Catar. Quem pinta como possível candidato a assumir o Tricolor é Dorival Júnior, desejo antigo da diretoria. O difícil, porém, é convencê-lo a largar o Atlético-MG. Outros como Caio Júnior, Adilson Batista e Emerson Leão podem pintar nas Laranjeiras.

Read More

A bolsa de Tóquio abriu em baixa de 2,05% esta segunda-feira, na primeira abertura de pregão desde que o Japão foi sacudido pelo maior terremoto de sua história, seguido de um tsunami devastador.
O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio caiu 210,26 pontos na abertura, a 10.044,17.

Read More

Forças rebeldes na cidade de Brega, na região leste da Líbia, afirmaram neste domingo que eles conseguiram expulsar as tropas leais a Muamar Khadafi e retomaram o controle da cidade.
Na manhã de domingo, os rebeldes foram atacados pelos militares e tiveram de recuar. A imprensa estatal líbia chegou a informar que as forças pró-Khadafi teriam retomado a cidade.
No entanto, os opositores disseram que uma força de elite vinda de Benghazi conseguiu retomar a zona industrial de Brega.
Os rebeldes tinham se reagrupado na cidade de Brega depois de saírem de Ras Lanuf no sábado, sob forte bombardeio das tropas do governo pelo ar, terra e mar.
Em Misrata, último reduto rebelde no oeste do país, os militares teriam usado tanques para tentar expulsar os rebeldes.
Já em Benghazi (leste), que é controlada por rebeldes, o clima é de desafio e muitos combatentes feridos estão sendo substituídos por moradores no front, de acordo com o correspondente da BBC em Benghazi Pascale Harter.
Zona de exclusão
Ainda neste domingo, o governo francês afirmou que pretende acelerar os esforços diplomáticos para impor uma zona de exclusão aérea no país.
O objetivo é evitar que as forças de Khadafi usem aviões e helicópteros pra atacar os rebeldes, mas ainda não foi esclarecido como este objetivo seria alcançado.
No sábado, a Liga Árabe decidiu apoiar que o Conselho de Segurança da ONU determine a zona de bloqueio aéreo.
Também há a preocupação em relação ao desrespeito aos direitos humanos na Líbia.
A organização Human Rights Watch acusou as autoridades líbias de ser responsáveis por prisões arbitrárias, repressões violentas e pelo desaparecimento de pessoas na capital, Trípoli.

Read More

PARIS — Vazamentos radioativos "muito importantes" ocorreram na explosão, no sábado, do edifício do reator número um da usina nuclear de Fukushima I, no nordeste do Japão, região arrasada por um terremoto e um maremoto, segundo o Instituto de Radioproteção e Segurança Nuclear (IRSN).
O Instituto citou informações transmitidas pela embaixada da França em Tóquio e acrescentou que "só há algumas medidas disponíveis atualmente".
No sábado, a agência de notícias japonesa Kyodo, citando uma comissão de segurança, havia indicado já que um nível de radioatividade 1.000 vezes superior ao normal havia sido detectado na sala de controle do reator número um de Fukushima I.
O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, pediu aos moradores para evacuarem a área em um raio de 10 km em volta do local, por causa do risco de um vazamento radioativo, acrescentou a agência de notícias Jiji, que citou o ministério da Indústria.
Com relação ao reator número 3 de Fukushima I, o IRSN destacou que "novos vazamentos de produtos radioativos" ocorreram no entorno por causa de uma "despressurização do recinto de confinamento (...) depois que o núcleo começou a se fundir".

Read More

Diante de apenas 1.217 pagantes, Thiago Ribeiro comanda a goleada.

O Cruzeiro precisava vencer o Democrata-GV por quatro gols para assumir, pela primeira vez, a liderança do Campeonato Mineiro-2011. E o time celeste cumpriu a missão com folga. Não deu chances ao adversário, ameaçado pelo rebaixamento, e goleou por 7 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, em partida da sexta rodada.
Com a vitória neste domingo, o Cruzeiro chegou a 16 pontos, mesmo número do América-MG. Mas o time do técnico Cuca, com um jogo a mais, tem saldo de gols maior que o rival (13 a 9). Além disso, conta com o melhor ataque da competição, com 18 gols, e a melhor defesa, com apenas cinco sofridos.
O nome da partida foi o atacante Thiago Ribeiro, que fez os três primeiros gols do jogo e deu uma assistência para Farias marcar o quinto. Emerson (contra), Ortigoza e André Dias completaram o placar. Se a atuação celeste agradou, a presença de público em Sete Lagoas deixou a desejar. Num dia de forte chuva na região metropolitana de Belo Horizonte, apenas 1.217 pagantes compareceram ao estádio.
Agora, o Cruzeiro volta suas atenções para o duelo de quarta-feira, contra o Tolima, pela Taça Libertadores, também na Arena do Jacaré. Já a Pantera, que caiu para a penúltima colocação do Mineiro, com apenas três pontos em sete jogos, vai a Divinópolis enfrentar o Guarani, no próximo domingo.
saiba mais
Sem seus meias titulares, já que Roger, Montillo e Gilberto se recuperam de lesão, o Cruzeiro entrou em campo com o jovem Dudu tendo a responsabilidade de municiar o ataque, formado por três homens. Wallyson, Thiago Ribeiro e Farías tinham a missão de marcar os gols e pressionar a saída de bola da equipe de Governador Valadares.
Já a Pantera foi à Arena do Jacaré apostando nos contra-ataques para tentar arrancar, pelo menos, um ponto. Mas a fragilidade do time diante de um dos grandes do futebol mineiro logo ficou evidente.
Jogadores gol Cruzeiro  (Foto: Ag. Estado)
O goleiro fica desolado diante da comemoração dos cruzeirenses (Foto: Ag. Estado)


Depois de ficar duas partidas sem marcar, o Cruzeiro precisou de apenas três minutos para abrir o placar. Em um contra-ataque pela esquerda, os três atacantes construíram o primeiro gol. O argentino Farías foi lançado e cruzou rasteiro para Wallyson, que fez o corta-luz para Thiago Ribeiro dominar e chutar cruzado no canto direito do goleiro Vilar.
Além de dificuldades de atacar, o Democrata falhava na defesa. O que facilitava ainda mais o trabalho do time celeste. Aos 19 minutos, Renê recuou fraco e deu um presente para Thiago Ribeiro, que driblou o goleiro ainda na intermediária e tocou para o gol vazio.
E estava muito fácil para a Raposa. Aos 31, Thiago Ribeiro aproveitou chute errado de Farías e completou para rede, marcando seu terceiro gol na partida e garantindo seu pedido de música no "Fantástico".
Sete minutos depois, o Democrata voltou a ajudar o oponente. Aos 38, Everton chutou de longe, e o zagueiro Emerson desviou para a própria rede. Três minutos depois, Farías completou de cabeça cruzamento de Thiago Ribeiro da esquerda e ampliou para 5 a 0.
Em grande desvantagem no placar, o Democrata voltou com mais disposição na segunda etapa e quase marcou seu gol de honra no início. O atacante Fernandão teve duas chances claríssimas. Uma vez, parou nas mãos de Fábio. E, na segunda, chutou torto, por cima da meta.
Com os três pontos garantidos e o pensamento na partida contra o Tolima, na próxima quarta-feira, o Cruzeiro diminuiu o ritmo. Mas, mesmo assim, seguiu perdendo boas chances. O treinador Cuca aproveitou a partida para promover a estreia de Ortigoza. E o atacante precisou de apenas cinco minutos para balançar a rede. Aos 23, o paraguaio aproveitou uma confusão na grande área, girou e tocou por cima, com categoria, encobrindo o goleiro Vilar.
E mais um reserva aproveitou a oportunidade dada pelo treinador. Aos 34, André Dias, que havia entrado no lugar de Farías, chutou da entrada da área, colocado, para fazer o sétimo da Raposa.
Outros resultados da 6ª rodada do Mineiro:
Sábado
Guarani-MG 2 x 4 América
América TO 5 x 1 Funorte
Domingo
Ipatinga 2 x 2 Atlético-MG
Tupi 1 x 2 Caldense
Uberaba 0 x 1 Villa Nova.

Read More

No ensaio para os clássicos que virão, time cruz-maltino passa alguns sufocos mas, no fim, supera o Tricolor suburbano.

Foi com dificuldade e emoção, mas o Vasco venceu o Madureira por 4 a 2 neste domingo, no estádio Raulino Oliveira, em Volta Redonda, e garantiu uma semana de tranquilidade para se preparar para o clássico com o Botafogo, na próxima rodada. O grande nome da partida foi o meia Bernardo, que fez três gols (o que lhe dá direito a pedir uma música no programa "Fantástico", no quadro dos gols da rodada) e distribuiu dribles e boas jogadas. Fellipe Bastos completou o placar. Os gols do Tricolor suburbano foram marcados por Rodrigo e Adriano Magrão.
Com o resultado, o Vasco chega a seis pontos e sobre para a segunda posição no Grupo A da Taça Rio, empatado em pontos com o Boavista, mas levando a melhor em número de gols marcados. O Madura mantém os três pontos e está em quinto lugar no Grupo B.
saiba mais
No próximo domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, o Vasco enfrenta o Botafogo. O Madureira, às 16h, vai até Campos encarar o Americano.
Bernardo coloca o Vasco na frente
Com seus apoiadores Felipe e Bernardo inspirados, o Vasco iniciou a partida com amplo domínio do jogo. Conseguiu até marcar o gol logo no início da partida, mas o árbitro anulou de forma errada. Felipe deu ótimo passe para Elton, que, em posição legal pelo lado esquerdo, acertou o cantinho do goleiro Anísio. Velozes e perigosos nos contra-ataques, os vascaínos chegaram perto de abrir o placar logo depois, com Éder Luis. O camisa 7 recebeu um bola primorosa de Bernardo e chutou firme. O goleiro se esticou para fazer a defesa e colocar para escanteio.
Depois de um início promissor, o Vasco não conseguiu manter o ritmo e passou a levar alguns sustos. Primeiro, Ramon cochilou na hora de dominar a bola e permitiu que Adriano Magrão finalizasse de primeira. Fernando Prass fez boa defesa. Depois, Michel passou por Dedé como quis, invadiu a área, mas chutou desequilibrado e não acertou o alvo.
Refeito dos sustos, o time, enfim, conseguiu diminuir a angústia dos torcedores. Aos 39 minutos, Bernardo tabelou com Felipe dentro da área e mandou uma bomba cruzada: 1 a 0. Antes do fim do primeiro tempo, os vascaínos que foram ao Estádio da Cidadania quase testemunharam um golaço de Romulo. O volante arrancou driblando pelo meio de campo e, da entrada da área, arriscou o chute. A bola passou raspando a trave direita do goleiro Anísio.
Vasco leva susto, mas Bernardo resolve
A segunda etapa começou com as equipes se alternando no ataque. O Madureira chegou com muito perigo em jogada de Valdir, que tabelou com Baiano e ficou em boas condições de marcar. A bola, no entanto, passou rente à trave direita de Fernando Prass. Na resposta cruz-maltina, Eder Luis recebeu um presente da defesa, de cara para o gol. O camisa 7, porém, fez um corte a mais em cima da zaga e chutou sobre a marcação. Pouco depois, aos dez minutos, o susto foi para os vascaínos. Valdir bateu cruzado, e Fagner tirou quase em cima da linha do gol afastando o perigo.
Um dos destaques do Vasco, Bernardo levantou a torcida com uma linda jogada. No meio de campo, o meia deu um balãozinho no marcador e arrancou. Perto do bico esquerdo da área, arriscou o chute, mas a bola passou à direita. O Madureira foi mais eficiente. O Tricolor suburbano se aproveitou do jogo aberto e, aos 18 minutos, empatou a partida. Rodrigo recebeu pelo lado esquerdo da área e chutou colocado no canto de Fernando Prass, que se esticou, mas não chegou na bola.
Adriano Magrão ainda teve a chance, de frente para o gol, de colocar o Madureira na frente. Fernando Prass, no entanto, salvou nos pés do atacante. Melhor para o Vasco, que tinha Bernardo. Aos 22 minutos, Felipe lançou o meia, que equilibrou o corpo e bateu colocado no canto esquerdo do goleiro adversário: 2 a 1 e alívio nas arquibancadas.
Ainda havia muita emoção reservada. Aos 37 minutos, Valdir cruzou na medida para Adriano Magrão, que venceu Fernando Prass e deixou o placar em igualdade. Quando tudo apontava que o jogo acabaria em igualdade, Bernardo aprontou mais uma das suas. Aos 42 minutos, ele aproveitou bola levantada na área por Romulo e fez seu terceiro: 3 a 2.
Ainda havia tempo para o Vasco ampliar. Aos 45 minutos, Fellipe Bastos, que havia entrado um minuto antes, recebeu bom passe de Eder Luis e chutou para a rede: 4 a 2. Êxtase na torcida vascaína, que passou a exaltar os jogadores, especialmente Bernardo.
Outros jogos
No estádio Giulitte Coutinho, em Mesquita, o Bangu derrotou o América por 3 a 1, com dois gols de Tiano e um de Somália para o Alvirrubro. Bruno Reis descontou. No Marrentão, Duque de Caxias e Volta Redonda empataram sem gols. O Nova Iguaçu passou pelo Macaé com um gol de Marcos Vinícius, no Moacyrzão.


Read More

Willian herda a 9 de Liedson e marca duas vezes. Bruno César, aos 46 do segundo tempo, decreta êxito do Corinthians, que consegue colar no líder.

O Corinthians controlava a partida até os 43 minutos do segundo tempo e vencia a disputa com o Mirassol por 2 a 1. Willian, herdeiro da camisa 9 de Liedson na tarde deste domingo, em Mirassol, era o nome da partida, com dois gols marcados. Mas, em três minutos, o Timão viu a vitória escapar e voltar para as suas mãos. O suado 3 a 2 para o Alvinegro foi desenhado com sacrifício de dez atletas em campo - Jorge Henrique foi expulso logo nos primeiros minutos do segundo tempo. E brilhou a estrela de Bruno César, que, aos 46, devolveu os três pontos para os corintianos (assista aos gols do jogo), depois de ver um chute sem grandes pretensões de Esley desviar e enganar o goleiro Júlio César, aos 44.
Com o resultado, o Timão chega aos 28 pontos, assim como o líder São Paulo, mas fica com a segunda posição por ter uma vitória a menos do que o rival do Morumbi - nove contra oito. Santos e Palmeiras vêm logo em seguida, também com 28 pontos. O Mirassol, time que chegou a liderar o Paulistão, mantém-se com 23 pontos, na sexta colocação.
saiba mais
Na próxima rodada, o Corinthians segue sua missão de tentar assumir novamente sozinho a liderança do Campeonato Paulista, no domingo, contra o Americana, no Pacaembu - precisa vencer e secar os rivais São Paulo, Santos e Palmeiras. O Mirassol, no sábado, tenta se recuperar da derrota diante da Portuguesa, no Canindé.
Mirassol abre placar com golaço
Sem o artilheiro Liedson, com um problema no joelho direito, o técnico Tite apostou em Willian, ex-atacante do Figueirense, para comandar o ataque. O atacante apresentou boa movimentação, principalmente quando auxiliado por Moradei e Dentinho, este último com facilidade para explorar as jogadas pelo lado esquerdo da defesa do Mirassol.
E, aos seis minutos, o Timão quase chegou ao gol com Willian. De calcanhar, Dentinho tocou para Moradei, que cruzou para o atacante. Fernando Leal, bem posicionado, conseguiu evitar que o Alvinegro abrisse o placar. Depois, aos 20, o Corinthians teve outra boa oportunidade. Willian e Paulinho fizeram uma bela tabela, mas o volante esbarrou novamente no goleiro do Mirassol.
Willian gol Corinthians (Foto: Ag. Estado)
Willian, herdeiro da camisa 9 de Liedson, comemora o gol com Morais (Foto: Agência Estado)
Na sequência do lance, porém, Paulinho deu um susto. Depois de perder a jogada para Fernando Leal, o jogador do Alvinegro bateu a nuca na trave e ficou tonto. Atendido pelo departamento médico, ele chegou a voltar para o jogo com um curativo perto do maxilar. Mas logo caiu e precisou ser substituído por Ramirez.
Antes de deixar o gramado, porém, Paulinho viu Xuxa avançar com liberdade desde o meio de campo, em bela jogada, e tocar para Serginho. Com precisão, o atacante acertou um belo chute e fez 1 a 0 para o Mirassol.
Depois do gol, o time da casa se fechou mais na defesa. O Corinthians até tentava trabalhar pacientemente as jogadas, mas as chances ora iam para fora, ora paravam nas mãos de Fernando Leal.
Vitória sofrida faz Tite vibrar como se fosse final
Na segunda etapa, o Corinthians voltou disposto a se recuperar logo. E conseguiu. Aos dois minutos, após cobrança de escanteio, Wallace cabeceou, e a bola sobrou para Willian, que acertou um belo chute de primeira, decretando o 1 a 1 em Mirassol.
Quando o Timão aparecia melhor no confronto, uma expulsão diminuiu o poder ofensivo alvinegro. Jorge Henrique, que já tinha um cartão amarelo, fez uma falta dura em Esley e recebeu o vermelho. O atleta, que retornava ao time depois de duas rodadas fora, por conta de uma lesão, deixou a equipe desfalcada.
Com a saída precoce de Jorge Henrique, o Corinthians freou a reação. E o Mirassol passou a pressionar mais, deixando ao visitante somente o contra-ataque. Aos 16 minutos, Fabinho Capixaba cruzou bem, e Wellington Amorim quase marcou. A sorte de Júlio César, que passou batido na jogada, foi que a bola saiu por cima do travessão.
Mas, quatro minutos depois, o Alvinegro conseguiu encaixar justamente a única jogada que lhe restava: o contra-ataque. Luis Henrique errou um passe e a bola sobrou para Dentinho, que rapidamente colocou Willian em boa posição para driblar o goleiro Fernando Leal e fazer 2 a 1. A camisa 9, que pertence a Liedson, parecia ter caído muito bem no novato corintiano.
Quando a disputa parecia estar definida, Esley acertou um chute que desviou no meio do caminho e enganou o goleiro Júlio César, aos 44. O gol nos minutos finais prometia findar as pretensões do Timão de se recuperar no Paulista.
Mas o camisa 17, Bruno César, que acabara de deixar o banco de reservas, mudaria a história novamente. Ele recebeu de Ramirez, deslocou o zagueiro e fez 3 a 2 para o Timão, aos 46. Vendo seu time conseguir a vitória com um jogador a menos em campo, Tite vibrou como se fosse uma decisão de campeonato. Foi uma vitória com explosão da torcida. Com a cara do Corinthians.

Read More

Jogando na sua real posição no segundo tempo, camisa 7 mostra futebol de gente grande e se torna o grande destaque da fácil vitória por 3 a 0.

O São Paulo sobrou em campo na tarde deste domingo. Diante de um frágil Santo André, que foi vice-campeão em 2010, mas hoje é um dos integrantes da zona de rebaixamento, o Tricolor não teve a menor dificuldade para fazer 3 a 0, no Morumbi, reassumindo a liderança do Campeonato Paulista. O nome do jogo foi o jovem Lucas. Depois de ser escalado pela esquerda contra São Caetano, Ituano e no primeiro tempo do duelo deste domingo, o meia de 18 anos deu show quando passou a jogar na sua, pela direita. Fez um golaço, criou o lance do terceiro gol e deixou o gramado ovacionado pelos torcedores.
Com o triunfo, o São Paulo chegou aos 28 pontos, ao lado de Corinthians, Santos e Palmeiras, mas leva vantagem por ter uma vitória a mais - nove contra oito dos rivais. Já o Santo André, que sofreu sua nona derrota em 13 partidas, permanece na penúltima colocação, com apenas dez pontos.
saiba mais
As duas equipes voltarão a campo pelo estadual no próximo fim de semana. No sábado, às 19h30m, o Santo André buscará a reabilitação contra o Oeste, no estádio Bruno José Daniel. No dia seguinte, o São Paulo tentará manter sua condição privilegiada na tabela enfrentando o Grêmio Prudente, na casa do adversário.
São Paulo domina primeiro tempo sem empolgar
Em relação ao time que venceu o Ituano na quinta-feira no mesmo Morumbi, o técnico Paulo César Carpegiani mexeu em três peças: Miranda deu lugar a Alex Silva, Carlinhos Paraíba ficou com a vaga de Wellington, e Casemiro reapareceu no lugar de Ilsinho. O esquema 4-4-2, com Xandão atuando como um falso lateral, foi mantido. Já o Santo André, que entrou em campo no 3-5-2, começou o jogo deixando claro que iria jogar em cima do improvisado beque. Aos sete minutos, após rápida troca de passes, Rychelly invadiu a área e, na hora do chute, foi travado por Alex Silva.
Dagoberto comemora o gol com os companheiros (Foto: Wander Roberto / VIPCOMM)
Dagoberto comemora com Willian José e Carlinhos Paraíba (Foto: Wander Roberto / VIPCOMM)
A resposta do São Paulo foi imediata e mortal. Aos dez, Carlinhos Paraíba tocou para Juan, que passou como quis por Iran, foi ao fundo e cruzou na medida para Dagoberto marcar o seu sétimo gol na temporada: 1 a 0 e festa no Morumbi. Com Carlinhos Paraíba em campo, Juan ganhou mais liberdade para apoiar, já que o camisa 20 fazia muito bem a sua cobertura.
O gol logo no começo deu a falsa impressão de que o Tricolor passearia em campo. Mas não foi o que aconteceu. Embora o rival não assustasse em momento algum, os são-paulinos - como já havia ocorrido no jogo de quinta-feira - pecaram pela morosidade. Carpegiani colocou Jean pelo meio, Lucas na esquerda e Dagoberto revezando-se com Willian José. Ora caía um pela direita, ora caía o outro. O problema é que não havia movimentação dessas peças, o que facilitava a marcação do Santo André. Tanto que o Tricolor só foi criar outra chance aos 22, em jogada individual de Dagoberto pela direita. O atacante colocou no meio das pernas de Denis e bateu cruzado, com muito perigo.
O panorama no Morumbi era muito claro: quando queriam, os são-paulinos mostravam lampejos e criavam jogadas de perigo. Aos 32 minutos, Dagoberto tocou para Lucas, que foi ao fundo e devolveu na medida para o camisa 25. Ele bateu de primeira, cruzado, à direita de Neneca. Lucas, perdido pelo lado esquerdo, criou sua primeira jogada de perigo quando foi para a direita, onde se sai melhor. Ele passou por três marcadores, invadiu a área e cruzou para Willian José, desarmado na hora do arremate.
Lucas rouba a cena, dá show, e Tricolor define o jogo
Em situação dramática na tabela, o Santo André voltou para o segundo tempo com duas alterações e subiu o seu meio-campo. O São Paulo, por sua vez, retornou mais aceso. Lucas foi para a direita, com Dagoberto jogando pela esquerda, e Willian José atuando mais centralizado. Logo no primeiro minuto, Jean fez bela arrancada pelo meio, passou por quatro marcadores e, na saída de Neneca, já na pequena área, chutou em cima do goleiro do Santo André. Aos sete, Dagoberto invadiu a área e, em vez de tocar para Willian José, que estava livre na área, foi fominha e bateu errado, à esquerda do gol de Neneca.
Lucas em ação no jogo contra o Santo André (Foto: Wander Roberto / VIPCOMM)
Lucas chamou a responsabilidade no segundo tempo (Foto: Wander Roberto / VIPCOMM)
O tempo passava, e o Ramalhão, mesmo com as alterações, não levava o menor perigo. E, aos 15, o São Paulo aumentou sua vantagem. Após cobrança de escanteio de Dagoberto, Neneca afastou de soco e Lucas, da intermediária, mandou uma bomba de pé direito, no canto direito do goleiro adversário. Um golaço. O camisa 7, novo xodó da torcida, teve seu nome gritado.
Mas Lucas queria mais. Oito minutos depois, em nova arrancada pela direita, ele passou como quis pelos marcadores, invadiu a área e chutou no travessão de Neneca. Na sobra, Casemiro, com o gol vazio, só teve o trabalho de empurrar para a rede: 3 a 0.
Com o placar resolvido, o time se soltou em campo. Carpegiani aproveitou para fazer alterações. Sacou Lucas, o dono da bola, e colocou Marlos. Na sequência, deu uma chance a Henrique na vaga de Willian José. O São Paulo teve chances para aumentar sua vantagem, a melhor delas com Henrique. Aos 39, ele recebeu assistência de Alex Silva, invadiu a área, mas bateu em cima de Neneca.
Fim de partida e a torcida, feliz da vida, aproveitou para comemorar a contratação do novo camisa 9 da equipe do Morumbi, gritando o nome de Luis Fabiano.

Read More

Coxa vence Tricolor por 4 a 2, segue invicto na temporada e chega a marca de 11 vitórias seguidas, nove delas pelo estadual.

Invicto na temporada e de longe a melhor equipe até o momento no Campeonato Paranaense, o Coritiba fez mais uma vítima neste domingo. Sem dar bola para a boa fase do rival, que vinha de quatro vitórias consecutivos, o Coxa bateu o Paraná Clube, por 4 a 2, e se isolou na liderança do returno, com nove pontos.
Com nove vitórias consecutivas pelo estadual – e 11 no total, contando os dois triunfos sobre o Ypiranga, pela Copa do Brasil -, o Coritiba torna-se cada vez mais favorito ao título paranaense. Campeão do primeiro turno, o time pode levantar a taça sem precisar disputar a final, caso vença também o returno.
Mas o duelo com o Tricolor teve más notícias também, com as contusões do zagueiro Pereira, do lateral-esquerdo Eltinho e do atacante Bill, que podem desfalcar o time no jogo com o Atlético-GO, quinta-feira, às 21h30m, no Serra Dourada, em Goiânia, pela segunda fase da Copa do Brasil.
O Paraná perdeu, além do jogo, a vice-liderança do returno – agora é o quarto colocado, com seis pontos – e o meia Kerlon, mais um dos lesionados no clássico. Sem compromisso pela competição nacional esta semana, o Tricolor só volta a campo, tentando provar que a derrota no Paratiba não atrapalhará sua ascensão, no próximo domingo, quando recebe o Roma Apucarana, às 18h30m, na Vila Capanema.
Coritiba define partida no primeiro tempo
Praticamente sem sofrer ameaças, o Coritiba tomou conta do jogo desde o início. Com tranquilidade, o time rondava a área paranista, mas falhava na hora de concluir. Até Davi arriscar de longe para abrir o marcador, com um belo gol, aos 18 minutos.
A vantagem não arrefeceu a pressão alviverde e logo veio o segundo gol. Desta vez com o atacante Bill, que pegou rebote da boa defesa de Thiago Rodrigues em cabeçada de Jonas, para estufar a rede adversária, aos 23. Ao balançar as redes, Davi e Bill se igualaram a Paulo Baier na artilharia do estadual, com oito gol.
Marcos Aurélio ainda levou perigo em cobrança de falta antes de Emerson ampliar o placar. Depois de marcar dois gols na rodada passada, o zagueiro aproveitou cobrança de escanteio para bater de sem pulo, de dentro da pequena área, sem chance alguma para Thiago Rodrigues.
Coxa diminui ritmo e permite reação tricolor
Com a vitória praticamente garantida, o Coritiba se contentou em manter a posse de bola e chegar com mais calma ao ataque. E mesmo assim criou boas chances de mexer novamente no placar.
Léo Gago, um dos dois titulares do time que ainda não marcou gol este ano – o outro é o goleiro Edson Bastos – parou na defesa de Thiago Rodrigues, aos três minutos. Jonas bateu com perigo, aos 11, e a tímida resposta paranista veio em chute fraco de Diego, aos 17.
Emerson quase fez mais um em chute cruzado, defendido por Thiago Rodrigues, aos 24, e chegou a balançar a rede aos 26 minutos, mas a arbitragem marcou impedimento. Marcos Aurélio ainda isolou um chute, da marca do pênalti, aos 33, antes do Paraná diminuir o placar.
O gol tricolor saiu dos pés de Luiz Camargo, que tabelou com Diego antes de tocar com categoria, na saída de Edson Bastos, aos 34 minutos. Henrique ainda evitou mais um gol de Davi, travando o meia na hora da conclusão. O mesmo Davi ainda cabeceou rente à trave, aos 39 minutos, pouca antes de Paulo Henrique desperdiçar boa chance finalizando muito fraco.
Sem desanimar, o Paraná ainda chegou ao segundo gol aos 42 minutos. Paulo Henrique fez ótima jogada individual e encheu o pé, sem chances para Edson Bastos. Mas a reação terminou quando Emerson avançou pela esquerda e tocou para Anderson Aquino bater de primeira, marcando o quarto gol do Coxa aos 44 minutos. E Léo Gago quase marcou mais um, em bomba defendida por Thiago Rodrigues. No rebote, Anderson Aquino tentou cavar um pênalti e levou o único cartão amarelo do jogo.

Foto:
Davi gol Coritiba (Foto: Ag. Estado)

Read More

Deu empate sem gols no clássico entre Flamengo e Fluminense disputado na noite deste domingo, no Engenhão. Os dois times cometeram mais erros do que acertos e o resultado não poderia ser diferente. Com o empate, o Flamengo manteve a liderança do Grupo A com sete pontos ganhos enquanto o Fluminense, com os mesmos sete pontos, ocupa a segunda colocação do Grupo da Taça Rio que corresponde ao segundo turno do Campeonato Carioca.
A partida frustrou os torcedores que compareceram ao Estádio João Havalange esperando assistir um grande espetáculo. Ronaldinho Gaúcho teve uma atuação discreta e só apareceu em alguns lanceds de efeito sem qualquer consequencia prática para sua equipe. Já o Fluminense melhorou no segundo tempo mas esbarrou nos erros de finalização dos seus atacantes, em noite pouco inspirada.
Na proxima rodada o Flamengo vai enfrentar a Cabofriente enquanto o Fluminense terá pela frente o Boavista.
O Jogo - Os dois times começaram a partida tentando marcar no campo adversário para reduzir os espaços e o primeiro momento de emoção aconteceu aos dois minutos quando Conca bateu de fora de área e obrigou Felipe a uma defesa difícil. O Flamengo tentava pressionar com Negueba aberto pela ponta direita para abrir espaços na defesa e impedir os avanços de Carlinhos, enquanto Thiago Neves e Ronaldinho chegavam pelo meio para tentar concluir as jogadas.
Aos dez minutos o Flamengo criou sua primeira chance. Ronaldinho recebeu de Thiago Neves na entrada da área, driblou Diguinho e chutou cruzado, mas a bola saiu depois de passar por Ricardo Berna. O Tricolor tinha grande dificuldade de trocar passes e quase sofre um gol aos 12 minutos quando em cobrança de escanteio, Ricardo Berna hesitou e David Braz, livre, cabeceou para fora.. A respoosta tricolor também em veio em cobrança de escanteio. A bola cruzada por Conca passou por vários jogadores e ninguém conseguiu a conclusão.
Aos 19 minutos, Welinton deu uma furada no bico da grande direita e a bola sobrou para Emerson que arriscou e obrigou o goleiro Felipe a se empenhar para evitar que a bola entrasse. Depois do tempo técnico, o Flamengo voltou ainda mais agressivo e aos 22 minutos, Ronaldinho cabeceou para fora um cruzamento de Leonardo Moura.
O Fluminense tinha dificuldade de armar as jogadas porque Conca recebia marcação individual de Willians e não conseguia dar velocidade ao jogo tricolor. O Flamengo continua esticando as bolas para Negueba que tinha a incumbência de dar velocidade ao ataque, mas suas arrancadas não eram acompahadas por Ronaldinho e Thiago Neves. Por falta de opção, é que Negueba arriscou aos 33 e jogou a bola bem longe do arco tricolor.
Só aos 42 minutos é que a torcida do Flamengo voltou a se agitar em chute de Renato Abreu que obrigou Ricardo Berna a fazer grande defesa. No minuto seguinte, o goleiro do Fluminense voltou a aparecer bem em outro chute de Renato.
No último lance do primeiro tempo, Ronaldinho Gaúcho cobrou uma falta na meia lua mas jogou a bola nas mãos de Ricardo Berna.
Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo. O Fluminense tentava fazer a bola circular com mais velocidade mas seguia errando muitos passes. Uma cabeçada de Marquinho aos dois minutos e um chute de Conca por cima deram mais alento ao torcedor tricolor. Aos seis minutos, a defesa do Flamengo rebateu mal um cruzamento de Mariano e Emerson apanhou o rebote e chutou com violência, obrigando Felipe a praticar outra grande defesa.
Aos oito minutos, Ronaldinho foi desarmado e Emerson foi lançado pela direita, ganhou da zaga e chutou cruzado mas Rafael Moura chegou atrasado. Aos nove minutos foi a vez de Ricardo Berna fazer grande defesa em chute de Thiago Neves de fora da área. No minuto seguinte, Ronaldinho Gaúcho foi lançado, não alcançou a bola e atingiu o goleiro do Fluminense de forma violenta, AQpesar dos protestos dos jogadores tricolores, o jogador rubro-negro recebeu apenas cartão amarelo.
Os dois times seguiam errando muitos passes e só aos 19 minutos, é que o Fluminense chegou na área rubro-negra com uma cabeçada de Gum que passou por cima do travessão. Depois do tempo técnico, Muricy trocou Marquinho e Emerson por Souza e Araújo numa tentativa de melhorar o toque de bola da equipe tricolor. A mudança fez o time tricolor melhorar o toque de bola e se aproximar tocando bola da área rubro-negra.
Aos 25 minutos, o goleiro Felipe saiu mal na cobrança de escanteio e o zagueiro Gum quase aproveitou a falha para marcar. Logo depois, Vanderlei Luxemburgo colocou o atacanter Wanderley no lugar de Negueba que erstava cansado. Depois dos 30 minutos, o ritmo da partida caiu bastante.
Aos 35 minutos. o Fluminense teve outra boa chance em chute de Gum que passou na frente dos atacantes. O time comandado por Muricy Ramalho continuava controlando as ações mas seus jogadores erravam sempre na hora de decidir as jogadas. E os últimos minutos foram disputados por duas equipes visivelmente satisfeitas com o resultado.

Fotos:
Conca Fluminense x Flamengo (Foto: Photocamera)

Ronaldinho Gaúcho Flamengo x Fluminense (Foto: Nina Lima / VIPCOMM)


Read More

Na região mais atigida pela tragédia, mais de 200 mil pessoas foram levadas para abrigos e milhares de residências ainda permanecem sem energia elétrica e sem água. Nas demais regiões do país, o fornecimento de necessidades básicas está comprometido.

Num pronunciamento à nação neste domingo, o primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, disse que estava confiante que o país iria derrotar a calamidade.

"Esta é a maior crise que enfrentamos em nossa história de 65 anos desde o pós-guerra", disse ele.

Kan disse ainda que havia um risco de grandes apagões por causa da falta de fornecimento de energia elétrica. Já o porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, informou que as autoridades estavam tentando conter o superaquecimento de dois dos seis reatores da usina de Fukushima. Neste sábado, funcionários da usina estabeleceram um perímetro de evacuação, que chega a um raio de 12 milhas, o dobro do tamanho inicial, e também estão se preparando para estocar iodo, como precaução para tratamento anti-radiação.

A Agência Meteorológica do Japão informou neste domingo que a magnitude do sismo foi de 9,0, enquanto o Serviço Geológico dos Estados Unidos indica um tremor de 8,9.

Segundo a rede de televisão japonesa NHK, 10 mil pessoas ainda estão desaparecidas na cidade de Minamisanriku, também na província de Miyagi, no nordeste do Japão. Isto representa mais da metade da população local, calculada em 17 mil pessoas. A cidade foi muito atingida pela tsunami e ficou coberta de lama. A catástrofe deixou ainda cerca de 948 feridos ( Veja outras imagens dos resgates).

Todos os recursos disponíveis do Exército do Japão se mobilizaram para auxiliar nos trabalhos de resgate, especialmente nas províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima, as mais atingidas. No entanto, as equipes de resgate têm dificuldade de chegar às zonas mais afetadas, onde o alerta de tsunami ainda está em vigor.

Além das mortes e estragos, o tremor de magnitude 8,9 seguido de tsunami causou ainda um vazamento de material radioativo na usina de Fukushima Daiichi Nº1, que obrigou o governo a declarar estado de emergência e ordenar a retirada de ao menos 45 mil moradores num raio de 10 km em torno do complexo nuclear. Na manhã deste sábado, uma explosão na usina Fukushima 1 aumentou as preocupações. O porta-voz do governo japonês não soube informar as causas da explosão, mas afirmou que não o reator não foi atingido. Kan declarou ainda estado de emergência em outra usina, Fukushima Nº 2, e ordenou a retirada de moradores num raio de 3 Km da instalação.

Segundo o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, o vazamento foi de "quantidades mínimas de radiação", que não representam risco para a saúde. Mas autoridades nucleares do país ouvidas pela agência de notícias Jiji afirmaram que há alta possibilidade de uma fusão do núcleo do reator número 1 da usina Daiichi, em Fukushima.

No total, cinco reatores nas duas usinas já foram desligados e permanecem em situação emergencial. As duas usinas ficam a cerca de 250 km ao norte de Tóquio.

Este é o maior tremor já registrado na história do país, que mantém dados sobre sismos há 140 anos.

De acordo com o embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, não há registro de brasileiros mortos ou feridos na tragédia. Segundo ele, há 254 mil brasileiros no país, a maioria em Tóquio.

Read More

Passarela 7, em Bonsucesso, foi demolida após acidente com ônibus.

As duas pistas sentido zona oeste da avenida Brasil, na altura de Bonsucesso, no subúrbio do Rio de Janeiro, continuavam interditadas às 19h30 deste domingo (13) para a retirada do material que restou após a demolição da passarela 7. A estrutura foi retirada da via depois que um ônibus da empresa Caravelle bateu na passagem. O motorista ficou ferido e teve a perna amputada. Outras nove pessoas também se machucaram no acidente.   
A via expressa chegou a ficar totalmente interditada durante a operação, que durou cerca de meia hora. As pistas sentido Centro foram liberadas por volta das 17h45. Os motoristas que seguem em direção à Zona Oeste devem pegar a Linha Vermelha.

Quem seguia para o Centro pela avenida por volta das 19h30 encontrava tráfego lento com reflexos chegando em Ramos, e para a zona oeste, com retenções chegando a Manguinhos.

O trânsito em direção à zona oeste continuava sendo desviado para a avenida Paris e pela avenida Guilherme Maxwell às 19h. O tráfego na pista central sentido Centro, na altura de Ramos, estava sendo desviado para a pista lateral. a avenida Brasil permanecia fechada no acesso à linha amarela.

O Centro de Operações Rio informou que as pistas sentido Centro serão fechadas temporariamente às 22h deste domingo.

Read More

Mais de 250 mil brasileiros vivem no país, mas estão principalmente no sul.

O Consulado do Brasil na Província de Ibaraki, na região de Tóquio, busca brasileiros que vivem ou trabalham na área, afetada pela tragédia da última sexta-feira (11), quando um terremoto e um tsunami atingiram o nordeste do Japão. Neste domingo (13) a embaixada brasileira no país asiático confirmou que há buscas sendo feitas. Até agora os japoneses já contam com o triste saldo de mais de 1.500 mortos devido à catástrofe natural.
Os trabalhos feitos por consulados e associações ainda não foram repassados ao Ministério das Relações Exteriores, pois ainda é fim de semana no Brasil, o que faz com que o governo federal não tenha detalhes sobre quantos brasileiros foram socorridos e tampouco em qual situação eles se encontram.
No Japão vivem mais de 250 mil brasileiros que constituem a terceira comunidade estrangeira. Eles estão concentrados no sul do país, parte que não foi afetada pelo sismo.
Organizações brasileiras, o governo e a embaixada em Tóquio se concentraram em estabelecer contatos entre as famílias no Brasil e no Japão desde o acidente. A Cruz Vermelha lançou no sábado um site em português, destinado a localizar e reunir familiares.
Brasileiros enfrentam agora também perigo nuclear
Pelas estimativas da chancelaria brasileira, cerca de 400 brasileiros moram em Fukushima, Província do nordeste do país. O local abrigava instalações nucleares, que agora colocam em risco a população japonesa.
Um porta-voz da chancelaria disse à agência de notícias France Presse que, em 2009, 383 brasileiros foram contabilizados naquela área.
- As estatísticas que nos passaram o Ministério do Interior do Japão são de que na Província de Fukushima havia 383 brasileiros no último censo de 2009. Estimamos que esta cifra não mudou e que são cerca de 400 brasileiros hoje na região.
Calcula-se em Sendai, uma das cidades mais afetadas pelo terremoto e tsunami, vivam entre 15 e 20 brasileiros.
O governo japonês não descarta a possibilidade de que tenha se desencadeado um processo de fusão do núcleo nos reatores um e três da usina nuclear Fukushima 1. Cerca de 200 mil pessoas foram retiradas daquela zona.

Read More