PARIS — Vazamentos radioativos "muito importantes" ocorreram na explosão, no sábado, do edifício do reator número um da usina nuclear de Fukushima I, no nordeste do Japão, região arrasada por um terremoto e um maremoto, segundo o Instituto de Radioproteção e Segurança Nuclear (IRSN).
O Instituto citou informações transmitidas pela embaixada da França em Tóquio e acrescentou que "só há algumas medidas disponíveis atualmente".
No sábado, a agência de notícias japonesa Kyodo, citando uma comissão de segurança, havia indicado já que um nível de radioatividade 1.000 vezes superior ao normal havia sido detectado na sala de controle do reator número um de Fukushima I.
O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, pediu aos moradores para evacuarem a área em um raio de 10 km em volta do local, por causa do risco de um vazamento radioativo, acrescentou a agência de notícias Jiji, que citou o ministério da Indústria.
Com relação ao reator número 3 de Fukushima I, o IRSN destacou que "novos vazamentos de produtos radioativos" ocorreram no entorno por causa de uma "despressurização do recinto de confinamento (...) depois que o núcleo começou a se fundir".
Categories:


